Ensemble de Sopros da AFCL
Festival Leiria Cidade Criativa da MúsicaHorários e escolha de sessões
Data | Hora |
---|---|
Dom 23 Fev | 18:00 |
Preço | Entrada livre (Limitada à lotação da sala) |
Este espetáculo não dispõe de vendas on-line
|
Outras informações
Público
M/6
Duração
1h30min.
Ensemble de Sopros da AFCL
Festival Leiria Cidade Criativa da MúsicaDescrição
O Festival Leiria Cidade Criativa da Música regressa à cidade do Lis para a terceira edição nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2025, com três dias de música em estreia absoluta sob o tema “Liberdade (s)“.
Respondendo às guidelines de ação Unesco para as Cidades Criativas, o Festival pretende destacar músicos de Leiria, afirmando-se como um momento de agregação criativa que coloca em diálogo os artistas locais com nomes incontornáveis a nível nacional e internacional nos campos da Música Eletrónica / Experimental, Jazz e Música Contemporânea. O fruto desta interação criativa em torno do tema proposto anualmente, é apresentado ao longo de três dias de concertos no Teatro José Lúcio da Silva e no Teatro Miguel Franco. Para além de jovens intérpretes, o estímulo aos jovens criadores musicais é um ponto estratégico para a Leiria Cidade Criativa da Música e, nesse sentido, foi criado o Concurso Internacional de Composição de Leiria que teve na presente edição a sua maior adesão em termos de candidaturas. Assistir-se-á à execução das obras finalistas e consequente atribuição de prémios a jovens compositores das áreas do Jazz e da Música Erudita.
A encerrar o festival, no dia 23 de fevereiro, o Teatro José Lúcio da Silva recebe às 18:00 o Ensemble da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, dirigido pelo Maestro Alberto Roque. O agrupamento é composto por uma seleção de doze instrumentistas de excelência oriundos das diferentes filarmónicas de Leiria, demonstrando o papel fundamental que as filarmónicas têm no ecossistema artístico de Leiria, e do país. Foram convidados compositores da região, Sílvia Teles e Carlos Cruz, assim como nomes firmados no panorama nacional português tais como Lino Guerreiro, Daniel Moreira e Rui Penha, aos quais se junta José Alamá, compositor espanhol oriundo de Llíria, Cidade Criativa da Música, que escreveu para o ensemble uma peça com dois solistas também de Llíria: Aitor Llimerá Galduf e Manuel Roda.